Dicas para assentamento de Porcelanato
- Igor Eduardo
- 7 de jan. de 2017
- 1 min de leitura
As dicas que apresento é para você, que na hora de verificar se o assentamento do seu piso esta sendo executado de maneira correta.
O porcelanato é um revestimento cerâmico denso e vitrificado de alta resistência à brasão (riscos).
Antes de iniciar o assentamento do porcelanato, é essencial verificar as condições da base na qual será instalado o revestimento cerâmico, seja ela de concreto e ou massa (contrapiso).
A base para assentamento do porcelanato (concreto ou contrapiso) deve estar alinhada, nivelada, seco, curado e limpo.
Vamos as dicas
Dica número 1
Compre ou adquira placas de porcelanato do mesmo lote de fabricação, para evitar variações na tonalidade das peças.

Dica número 2
Verifique a modulação de assentamento e demarcação das placas seguindo alinhamento e esquadro. Posicionando as placas em um único alinhamento.
Dica número 3

Essa dica é de suma importância pois alguns profissionais não a seguem. Quando as dimensões da placa forem maiores que 0,30x0,30 metros a aplicação da argamassa colante deve ser feita nas costas da placa e no piso. Espalhar a argamassa em um trecho pequeno (a quantidade de argamassa espalhada depende do rendimento de cada profissional).
Dica número 4
Utilizar argamassa de assentamento AC III e rejunte à base de resina epóxi, o rejunte tem que ser da mesma cor do porcelanato, assim evitando contrates. Na preparação da argamassa utilizar água limpa.
Essas dicas servem para simples conferência e orientação de leigos na execução de revestimento, mas a escolha de profissionais experientes, qualificados e competentes fazem toda diferença na qualidade final e na durabilidade do revestimento.

Referências
Livro construção passo a passo-PINI
Comments